Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Dr. Wernher von Braun

drVonBraun_2

O Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun tem este nome porque procura seguir o modelo de exploração científica e inovação tecnológica de características singulares que distinguiram o Dr. Wernher von Braun e seu Time.

Dr von Braun

Wernher Magnus Maximilian von Braun nasceu em Wirsitz, Alemanha, em 23 de março de 1912. Filho de pais de pais da aristocracia sueca-Prussiana, von Braun frequentou as melhores escolas particulares da Alemanha, posteriormente concluindo o Doutorado em Física pela Universidade de Berlim em 1934 . Desde criança Von Braun demonstrou um interesse fora do comum pela Astronomia e, quando completou 10 anos de idade sua mãe, mentora e incentivadora de seus interesses lhe presenteou com um telescópio, ele decidiu dedicar sua vida à exploração espacial.

Von Braun teve uma carreira precoce, sendo designado como diretor técnico do programa nacional Alemão de desenvolvimento de foguetes com a idade de 20 anos. Ainda com 17 anos de idade ele concebeu um conceito de projetos de exploração científica apoiados em aplicações industriais no segmento de foguetes e desenhou um programa baseado numa organização complexa, capaz de produzir grandes sistemas operacionais. Antes dele o desenvolvimento de foguetes era coisa de grupos amadores espalhadas em centenas de sociedades privadas que foram formadas em toda a Europa desde a década de 1920 impulsionadas pelo progresso científico da época e os romances de Júlio Verne.

O Dr. von Braun combinava de uma maneira especial habilidades empreendedoras e científicas, sendo o elemento catalisador das várias instituições necessárias ao desenvolvimento de sistemas tão complexos quanto foguetes. Ele integrou instituições de governo, entendia que vários segmentos industriais deveriam estar envolvidos no programa e destacou um papel à Academia que não a alterava, mas a envolvia. Deste modo soluções tecnológicas poderiam encontrar utilização tanto em aplicações industriais quanto científicas no contexto de seu principal objetivo de vida.

Von Braun e sua equipe desenvolveram vários veículos (foguetes) de sucesso depois de criarem o primeiro objeto feito por mãos humanas a alcanças os limites do espaço em 1942 durante a Segunda Grande Guerra. Ele e sua equipe foram os responsáveis pelo lançamento do primeiro satélite americano em órbita (1958), o primeiro astronauta americano no espaço (1961) e a primeira navegação tripulada em torno da Lua, em 1968. Em julho de 1969 Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar em outro corpo celeste, a lua, depois de ser transportado por um foguete Saturno V de Von Braun e sua equipe.

Wernher von Braun era uma pessoa carismática e tinha amigos ou pessoas próximas em todos os continentes. Apaixonado pelas viagens especiais ele era um piloto experiente (com mais horas de vôo em aviões do que alguns dos astronautas), além de ser mergulhador experiente e explorador da natureza. Von Braun tinha um profundo conhecimento das questões filosóficas que relacionam a religião Cristã com a Ciência. Ele dizia que o ato da redenção, apesar de ser local, é válido para todo o universo, isto é, o tempo e no espaço. Ele foi pai e marido exemplar.

VB-TIME

Na visão do Dr. von Braun a viagem ao espaço também representava uma viagem para o lugar onde residem a moral e o pensamento. Ele queria tocar o infinito com as próprias mãos. Além de desenvolver a organização que levaria o homem a empreender a primeira viagem aos céus ele integrou as pessoas nas várias organizações que eram necessárias para empreender este empreendimento épico, a este mundo onde o eterno e o humano se encontram.

Jules Verne, o grande estudioso e romancista francês, escreveu na década de 1860 que três americanos seriam lançados de uma ilha no Atlântico, na região da Flórida para a Lua em um veículo que operava em estágios. Ele que no retorno pousariam no mar, sendo então aclamados nas ruas de cidades ao redor de todo o mundo. Na verdade, exatamente 100 anos depois, três norte-americanos fizeram essa jornada quase exatamente como Julio Verne previu (ele errou as dimensões e peso da nave por poucos centímetros e quilos, respectivamente).

vonbraun-rockets

Durante os anos que precederam a guerra, as bases para a tecnologia da exploração espacial foram desenvolvidas em Peenemünde, no Mar Báltico, onde mais de oito mil cientistas, engenheiros e técnicos coordenados pelo Dr von Braun desenvolveram o A4, que na sua versão militar ficou conhecido como V2. Este projeto levou a resultados pouco eficazes para a Alemanha na guerra, mas representava o futuro da tecnologia de foguetes. Ao final do conflito Von Braun e sua equipe foram transferidos para os Estados Unidos onde se dedicaram a desenvolver não apenas foguetes, mas um conceito moderno de inovação que estimulou a criação de mais de dezessete mil empresas, empregou meio-milhão de pessoas e fez girar a roda do progresso da humanidade em 50 anos durante os anos da década de 1960.

O Saturn V, foguete que levou o homem à Lua, é o resultado de um trabalho de equipe extremamente complexo. Sob a supervisão de von Braun os foguetes que eram apenas curiosidades de grupos de amadores foram transformados em máquinas confiáveis, capazes de viabilizar voos tripulados a qualquer lugar que a humanidade decidisse ir, se libertando da gravidade da Terra que a manteve o homem apenas desejando realizar essa aventura desde tempos remotos imemoráveis quando olhou pela primeira vez para o céu.

O Dr von Braun deixou a NASA em 1972 para se tornar vice-presidente de Fairchild em Washington, DC. Ele morreu em 1977 sem de fato se tornar velho (ele finalmente empreendeu o voo que tanto sonhava com apenas 65 anos). Durante sua extraordinária carreira Von Braun recebeu mais de 25 graus honorários de Doutorado, inúmeras homenagens a a Medalha de Honra do Congresso americano, porém ele é lembrado porque motivou milhões de pessoas e construiu um Time que servirá de exemplo para o futuro da história da humanidade.

Os grandes projetos que a humanidade vier a empreender certamente terão referência neste Time. Seus feitos jamais serão esquecidos. O Dr von Braun e seu Time não só abriram as portas do céu para todas as gerações vindouras, eles mostraram que o trabalho dedicado e feito com intenso amor cria realidades, descortina o universo, nos abre novas dimensões.

O Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun busca, com o mesmo espírito de trabalho a integração de instituições públicas e privadas para implementar grandes projetos de forma prática formando a base necessária para a inovação e exploração científica sinergicamente combinadas.

WEB11420-2010h

Vídeos